O QUE É?
“Consumo consciente”, você já deve ter ouvido ou lido essa expressão na televisão ou na internet, certo? Mas você tem uma noção, mesmo que seja superficial, sobre esse assunto? Bom, se não tem, a Horizonte te ajuda com isso.
Se destrincharmos essa expressão teremos a palavra “consumo”, a qual remete ao ato de utilizar um produto ou serviço para satisfazer uma necessidade. Também teremos a palavra “consciente”, que já se refere a ter noção ou conhecimento das nossas responsabilidades. Com isso, ao darmos um viés ambiental para tal, acabamos tendo um entendimento de que o consumo consciente está relacionado à percepção que devemos ter em cada aquisição que fazemos, pensando no impacto que terá no meio ambiente e na economia.
O CONSUMIDOR CONSCIENTE
Aprendemos o significado de “consumo consciente”, agora vamos discorrer sobre quem o faz.
Deixa eu adivinhar. Você usa água, energia elétrica, combustível, alimentos e outros recursos para satisfazer as suas necessidades no cotidiano sem pensar nos impactos ambientais que isso gera, né? Pois bem, você é um consumidor e tanto! Mas você pode fazer isso de uma forma que agrida menos o meio ambiente como um consumidor consciente. Basta optar pela adoção de atitudes que evitem o desperdício ou gasto desnecessário de um produto, utilizando-o de uma forma mais sustentável. Ou seja, o consumidor consciente sempre compra pensando nos impactos que o seu ato acarretará.
BENEFÍCIOS DO CONSUMO CONSCIENTE
Estabelecer o consumo consciente em nossas vidas é muito proveitoso, uma vez que o consumidor passa a gastar apenas com o necessário e evita adquirir produtos que não influenciarão em nada na sua vida. Desse modo, tal prática além de ser ecologicamente correta é também benéfica no âmbito financeiro, já que evita-se o desperdício de dinheiro e a ajuda a manter as finanças organizadas.
COMO SER UM CONSUMIDOR CONSCIENTE?
É perfeitamente compreensível que, agora, o consumo consciente tenha ganhado o seu coração. Então, vamos ver como torná-lo uma realidade nas nossas vidas.
Sabemos que o consumidor consciente deve sempre refletir a respeito dos seus atos de consumo e como será a repercussão ambiental deles. Por isso, nós devemos decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir.
Tendo isso em vista, algumas atitudes como planejar as compras, analisar a real necessidade de se consumir algo, reutilizar produtos e embalagens, evitar o desperdício, economizar água e energia, adotar carona solidária, se locomover mais de bicicleta, dentre outras, são passos essenciais para colocar em prática o consumo consciente.
Ademais, devemos sempre ter ênfase nesse processo em relação ao seguinte fator: ser fiel aos seus valores. Isso é importante para que a causa não seja momentânea como uma moda. A causa deve persistir e ser sempre promovida para outras pessoas. Então se você pretende ser um consumidor consciente, faça-o existir na realidade das pessoas que te rodeiam, pelo futuro delas, como uma forma de amor.
Portanto, vimos um pouco acerca desse tema tão importante, e saímos um pouco mais sábios e responsáveis para com o nosso planeta e espécie. Se você gostou do conteúdo visite mais vezes o nosso blog e leia o nosso artigo sobre “Práticas para ser sustentável em casa”.